quarta-feira, 27 de março de 2013

Chico Lino Filho – I

Nascido em Coremas, interior da Paraíba, ele trouxe para a capital a vivência de menino do interior e a capacidade de captar a poesia. Nesta cidade, Chico Lino Filho encontrou os ambientes e as amizades propícios para fazer a obra aflorar. Em entrevista à repórter Larissa Pereira, ele conta como se deu o processo de formação do poeta.

Chico Lino Filho – II




Nascido em Coremas, interior da Paraíba, ele trouxe para a capital a vivência de menino do interior e a capacidade de captar a poesia. Nesta cidade, Chico Lino Filho encontrou os ambientes e as amizades propícios para fazer a obra aflorar. Em entrevista à repórter Larissa Pereira, ele conta como se deu o processo de formação do poeta.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Levantamento histórico analisa apadrinhamento de crianças escravizadas

Documentos batismais ajudaram a recontar a história de crianças escravizadas no século XIX. O projeto foi desenvolvido pela professora Solange Rocha, no curso de História da UFPB. Segundo Solange, essas histórias retratam as relações estabelecidas pelos escravizados para tentar melhorar a vida no cativeiro. Os laços de parentesco espiritual, criados a partir do batismo, eram levados para o cotidiano na sociedade da época. A professora conversou com a repórter Amara Alcântara e dá mais detalhes da pesquisa.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Gênero e sexualidade na escola são temas de curso online

É através da UFPB Virtual que é ministrado o curso Gênero e Diversidade Sexual, oferecido pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher - Nipam. O objetivo é orientar professores de ensinos fundamental e médio quanto às relações de gênero e da sexualidade no âmbito escolar. Segundo a professora Glória Rabay, do Departamento de Comunicação e Turismo e do Nipam, muitos professores acabam contribuindo para o fortalecimento do preconceito porque não sabem lidar com a questão da homoafetividade. O repórter Luis Thales conversou com Glória para o Espaço Experimental.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Professora da UFPB desenvolve material para ensino de idiomas a cegos

Devido à entrada deficientes visuais em escolas públicas, surgiu a necessidade de adaptar as condições de ensino de língua estrangeira a esses alunos. Na UFPB, a professora Betânia Medrado criou materiais didáticos para facilitar a aprendizagem por estudantes cegos. Segundo a docente do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas, os resultados apresentados nas escolas são satisfatórios. Por isso, o DLEM resolveu abrir cursos de extensão na UFPB para deficientes visuais aprenderem um novo idioma. Em entrevista à repórter Letícia Passos, a professora conta como foi desenvolvido o material para o ensino inclusivo dos deficientes visuais.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Fortalecimento da mídia pública tem apoio de palestrantes de seminário da CUT-PB

No Seminário realizado pela Cut Paraíba sobre a Democratização da Comunicação, no dia 4 de março, o papel do setor público nessa área foi recorrente nos debates. O assunto foi proposto pelo ex-presidente Lula, no discurso de comemoração dos 30 anos da Cut, Central Única dos Trabalhadores. A repórter Gabriella Mayara conversou com os palestrantes Victor Hugo Pereira, do Sindifisco; Rafael Freire, do Sindicato dos Jornalistas; Cláudia Ugolini, da TV dos Trabalhadores; Arimatéia França, da CUT-PB, e Junior Pinheiro, da TV UFPB.

terça-feira, 12 de março de 2013

Seminário debateu realidade da comunicação na Paraíba

No Seminário Democratização das Comunicações, que a CUT-PB promoveu no último dia 4, Victor Hugo Pereira, do Sindifisco, coordenou a primeira mesa, cujo tema foi Realidade regional e democratização da comunicação na Paraíba. Os debatedores foram Joana Belarmino, professora da UFPB, e Rafael Freire, Presidente do Sindicato de Jornalistas da Paraíba. A repórter Gabriella Mayara conversou com Victor Hugo sobre os temas em debate no Seminário.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Rock retrô da banda Sem Horas animou mais uma edição do Grito Rock

Conhecida pelo som que remete aos anos 1960, o grupo já participou de quatro edições do festival, uma delas fora do Estado. A banda foi criada em João Pessoa por cinco amigos, oito anos atrás. De lá para cá, o grupo lançou três discos e dois videoclipes com músicas autorais. Assim como a maioria das outras bandas do festival, Sem Horas divulga seu trabalho de forma autônoma ou através de parcerias musicais. Em conversa com a repórter Melissa Fontenele, o guitarrista Guilherme Delgado destaca a importância da internet para a música independente.


Seu Zé fez seu primeiro show de 2013 no Grito Rock

O grupo do Rio Grande do Norte aproveitou o evento para tocar canções novas. A apresentação atraiu fãs que já conheciam a banda, mas que nunca tinham visto as músicas tocadas ao vivo. O vocalista Felipe Tavares e o baixista Felipe Cavalcanti, conhecido como Fell, contaram que é comum tocar para pessoas que não conheciam a banda. Eles garantiram que festivais como o Grito Rock são bons momentos para vender discos, camisetas e outros produtos da banda. A repórter Jéssica Figueiredo conversou um pouco com Felipe e Fell para entender a dinâmica de vendas da banda.

 

domingo, 10 de março de 2013

Grito Encena levou o Teatro para o Grito Rock deste ano

Foram quatro montagens apresentadas nos dois dias de evento com encenações na Praça Antenor Navarro e nas casas de shows. Entre as peças apresentadas, La Negra e Estrada ou Passeio, dirigidas por Bertrand Araújo Sousa, do Sofia Cena Clube. De acordo com o diretor, os dois espetáculos recebem forte influência da música e, por isso, foram adaptados para o Grito Rock. Bertrand, que também é um dos idealizadores do grupo, é natural de João Pessoa e trabalha com o teatro desde 2003. Para saber mais sobre os trabalhos do Sofia Cena Clube, a repórter Melissa Fontenele entrevistou o diretor.

Noskill fez show de hardcore no Grito Rock

Composta por mulheres, a Noskill voltou com muita disposição de uma recente turnê no Sudeste. A banda reuniu cerca de 300 pessoas no show realizado no Pogo Pub. Veteranas no Grito Rock, as meninas tocaram por meia hora o repertório bem conhecido pelo público. A repórter Virgínia Duan conversou com a guitarrista, Aline Mirtes, e traz mais informações.

Zefirina Bomba volta aos palcos após turnê pelo Brasil

Uma das atrações mais aguardadas do Grito Rock em João Pessoa, realizado nos dias 1º e 2, foi a banda paraibana Zefirina Bomba. Nos 20 minutos que antecederam o show, cerca de duas mil pessoas já lotavam a Praça Antenor Navarro à espera dos músicos. No repertório, além das conhecidas músicas, novas canções animaram um dos shows de maior duração da segunda noite do festival. A repórter Virgínia Duan entrevistou o vocalista Ilsom Barros e traz mais informações.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Mulher moderna está mais vulnerável a doenças do coração

Devido a fatores hormonais, as mulheres tendem a apresentar doenças cardíacas mais tardiamente em relação aos homens. Porém, a rotina da mulher moderna, junto a hábitos pouco saudáveis, está fazendo com que as cardiopatias se tornem cada vez mais comuns em mulheres mais jovens. Mais detalhes com o repórter André Nicolau.